(Des)Encontro do Oriente com o Ocidente: estado da arte sobre o ensino de três línguas chamadas orientais (chinês, coreano e russo)

Autores: Milan Puh, Camila Bolini, Flávia da Silva Rabelo Nobre, Júlia Calipo Toth

Palavras-chave: Material formativo, Ensino de línguas, Ensino Superior, Brasil

Publicado por: EDUFBA

Referência bibliográfica: PUH, M.; BOLINI, C. ; NOBRE, F. S. R.; TOTH, J. C.; . O (DES)ENCONTRO DO ORIENTE COM O OCIDENTE: estado da arte sobre o ensino de três línguas chamadas orientais (chinês, coreano e russo). In: MENEZES, Ana Maria Ferreira; BARRETO, Maria Raidalva Nery; BARRETTO NETO, José Francisco. (Org.). Conhecimento e sociedade: perspectivas multidisciplinares em educação e relações internacionais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2023, v. , p. 176-195.

Neste capítulo apresentam-se resultados parciais do projeto de pesquisa Estado da Arte do Ensino de Línguas Orientais: documentos oficiais, materiais didáticos e produção acadêmica realizado na Faculdade da Educação da Universidade de São Paulo, enfocando três línguas: chinês, coreano e russo. O principal problema abordado é a escassez de informações e a incipiência da produção de conhecimento na e sobre esta área de conhecimento no Brasil. Por outro lado, percebe-se o potencial de comunicação internacional que essa temática na área da educação representa, demandando métodos quantitativos e qualitativos de produção e gestão de dados, os quais, neste projeto, foram aproveitados a partir da biblio e cienciometria. Os principais resultados indicam uma necessidade de ampliação de estudos sobre as políticas linguísticas, especialmente afetadas pela orientalização linguística, e sua relação com produção acadêmica e de materiais didáticos.

Deixe um comentário