Produção acadêmica em estudos eslavos no Brasil: balanços e perspectivas para o fomento de novas propostas de cooperação internacional

Autores: Milan Puh; Cibele Krause-Lemke

Palavras-chave: Produção de conhecimento; Universidade; Ensino de línguas; Eslavos

Publicado por: Fórum Linguístico

Referência bibliográfica: PUH, MILAN; KRAUSE-LEMKE, CIBELE . Produção acadêmica em estudos eslavos no Brasil: balanços e perspectivas para o fomento de novas propostas de cooperação internacional. Fórum Linguístico, v. 18, p. 5675-5688, 2021.

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o campo de estudos eslavos na universidade brasileira, enfocando a produção docente de um programa de pós-graduação (mestrado) e um núcleo de estudos em uma região com população eslava significativa. A produção foi inicialmente catalogada e categorizada na forma de um mapeamento temático, seguido da análise discursiva e conceitual inédita, definida como dezescrita (BARZOTTO; RIOLFI, 2014). A pesquisa resultou em um inventário bibliométrico e cienciométrico em que se mapeou a produção docente do programa e do núcleo; identificou áreas correlatas da produção acadêmica local, nacional e internacional com as quais as linhas de pesquisa do programa e do núcleo mais se articulam. A partir dessa trajetória reforçamos a hipótese da necessidade de criação de balanços acadêmicos internos que possibilitariam uma melhor formação discente, maior valorização e divulgação do conhecimento produzido e, a partir daí, a criação de novas propostas de internacionalização de universidades brasileiras.

Deixe um comentário