O que fazemos?

O Grupo de Estudos Ensino de Línguas no Mundo (GEELM) tem como objetivo pensar sobre as práticas e contextos em que se inserem as línguas no Brasil e mundo, assim como o ensino destas, considerando políticas linguísticas, questões geopolíticas, metodologias, entre outras, a partir de uma perspectiva decolonial e plurilíngue.

Coordenação e Organização

Coordenação

Prof. Dr. Milan Puh (UFBA)

Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2018) sobre Estudos Eslavos. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela mesma universidade (2012). Graduado em Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa – Universidade de Zagreb (2008). Atualmente, é docente do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, na área de Português Língua Segunda/Estrangeira onde atualmente coordena o projeto “Análises linguísticas no/do Portugês como língua não-materna: ensino e suas interfaces”. Entre 2019 e 2023 foi docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nas disciplinas de Metodologia de Ensino de Alemão, Latim, Grego e Línguas Orientais. Entre 2021 e 2023 foi coordenador do projeto de pesquisa “Estado da Arte do Ensino de Línguas Orientais: documentos oficiais, materiais didáticos e produção acadêmica”.

Organização

Camila Bolini (USP)

Mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e graduada em Letras Português-Coreano pela Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha com ensino de coreano e ensino de português para estrangeiros e pesquisa políticas linguísticas, língua coreana, Coreia do Sul, língua coreana no Brasil e ensino de coreano no Brasil.

Flávia da Silva Rabelo Nobre (USP)

Graduanda em Letras – Português e Russo pela Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em ensino de língua russa, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas linguísticas, ciclo de políticas, língua russa, Federação Russa, língua russa no brasil e ensino de russo no Brasil.

Júlia Calipo Toth (USP)

Mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e graduada em Letras – Português e Chinês pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de língua chinesa, atuando nos seguintes temas: políticas linguísticas e educacionais; atuação do Instituto Confúcio no Brasil; práticas pedagógicas; ensino-aprendizagem de mandarim.

Faça parte do GEELM